NOTICIAS

O trabalho de Ed Paes  divulgado nas rádios, jornais e redes sociais .

Opinião de leitores e influenciadores que curtem o trabalho do escritor, poeta e compositor

 

ENTREVISTAS  NO RÁDIO

Ouça o audio da entrevista de Ed Paes para a colunista de Literatura da Radio BandNews, Luanna Bernardes  a respeito do lançamento do Livro MARIA - A mulher vestida de Sol  

Entrevista Ed Paes, Maria, a mulher vestEd Paes
00:00 / 01:54

Ouça o audio da entrevista de Ed Paes para a colunista de Literatura da Radio BandNews, Luanna Bernardes  a respeito do lançamento do Livro AFONSO LIMA BARRETO - Sonho de gléria  

Entrevista Band News - 2611Ed Paes
00:00 / 02:26
  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

DEPOIMENTO DE LEITORES

Cliente Kindle - AMAZON

 

5,0 de 5 estrelas Maravilhoso

Avaliado no Brasil em 28 de novembro de 2019

Compra verificada

Confesso que sou um completamente ignorante sobre a obra de Lima Barreto.

Já tinha ouvido seu nome, sei de alguns livros que escreveu, mas nunca os li. Apesar disso, não tem como não apreciar este livro. O autor fez um excelente trabalho. Durante a leitura, várias vezes me senti como se estivesse sentado na mesma mesa com Ginoca, Carlindo, Francisco e Enéias, enquanto narravam as histórias de Lima Barreto. Parabéns pelo excelente, maravilhoso trabalho.

AFONSO DE LIMA BARRETO, UM SONHO DE GLÓRIA

Publicado em 06/12/2019 por Marcelo M. Corghi - Vida Rica

Saudações, bruzundangas e bruzundangos!

O livro de hoje foi escrito por Ed Paes, e é uma bela biografia de Afonso Henriques de Lima Barreto, mais conhecido simplesmente por Lima Barreto, grande escritor brasileiro que viveu no Rio de Janeiro, na época da transição do Segundo Reinado para a República. Confesso que sou um completo ignorante na obra de Lima Barreto.  Claro, já ouvi falar de suas obras, como O triste fim de Policarpo Quaresma e Os Bruzundangas,

mas nunca li nada, absolutamente nenhum livro dele. O que pretendo mudar agora que li a história de sua vida.

A biografia é deliciosa de ler. Ao invés de simplesmente narrar os fatos da vida de Lima Barreto, a história é contada em uma série de diálogos entre Evangelina e Carlindo, irmãos do escritor, o jornalista Francisco de Assis e o pupilo de Lima Barreto, Enéias. Quase é possível sentir o aroma do cafezinho na casa suburbana de Ginoca, enquanto as histórias são contadas, desde o nascimento do escritor ainda no Brasil Império, até sua precoce morte na década de 1920.

Dessa vez não trarei nenhum trecho: deixarei que vocês descubram por si só essa maravilha de obra.

 

Leitura altamente recomendada!.

BOB DYLAN É OUTROS 

JORNAL AGITO - EDIÇÃO  abr 12, 2021

Livro “Bob Dylan é Outros” mostra a influência do músico e compositor na música brasileira

 

O livro “Bob Dylan é Outros” de Ed Paes, conta a história de Dylan, ou dos diversos Bob Dylan em cada fase de sua carreira

O cara que apontou o caminho e influenciou os Beatles, os Rolling Stones, Jimmy Hendrix, Bruce Springsteen, Neil Young, Leonard Cohen, Bono Vox e tantos outros astros da música mundial, não poderia deixar de marcar a carreira de artistas brasileiros como; Caetano Veloso, Zé Ramalho, Belchior, Raul Seixas, Odair José, Renato Teixeira, Sá e Guarabira, Zé Rodrix, Ruy Maurity, Zé Geraldo, Zeca Baleiro, Renato Russo, Chico César, Marcelo Nova, Humberto Gessinger, Vitor Ramil, Oly Jr., Luciano Alves, Jimmi Joe, Ian Calamaro, Alexandre Lemos, Maurício Baia, Helio Flanders, Elomar, as bandas Still Folk, Experiência Dylan e Vanguart entre outros ao longo da história.

O livro “Bob Dylan é Outros” conta a história de Dylan, ou dos diversos Bob Dylan em cada fase de sua carreira, do Folk ao Rock, do Country ao Gospel e mostra as digitais do compositor marcada na música e cultura brasileira.

Publicado de forma independente, o livro físico e e-book está disponível no web site Clube de Autores; www.clubedeautores.com.br e no site da Amazon e diversas livrarias.

ENTREVISTA UFF

Um bate papo com os alunos do Instituto de Letras da UFF (Universidade Federal Fluminense em 2018

Qual a importância da literatura na sua vida?

A literatura sempre esteve presente em minha vida, ainda menino lia os grandes clássicos internacionais e nacionais e logo comecei a escrever poemas. Através da poesia cheguei ao teatro. Cursei letras, mas abandonei no quarto período por causa do trabalho. Quando me casei, vieram os filhos e passei para área comercial e administração. Com isso passei a fazer letras de música e versões das canções de Bob Dylan para um musical ainda inédito. Portanto as letras estão presentes em toda a minha vida e é na verdade a minha grande paixão e razão de viver.

Qual você acredita ser a contribuição da literatura para a sociedade?

A Literatura salva, eu digo isso porque a literatura é a melhor forma de difundir cultura. É através dela que as pessoas podem conhecer o mundo sem sair do lugar, pode conhecer a diversidade e realmente abrir as portas da percepção. A literatura serva a cultura, a educação e a economia, portanto é fundamental para a sociedade

Há pessoas que dividem a literatura entre alta e baixa literatura. Qual você acredita ser o motivo dessa divisão?

Sempre a questão de rótulos, eu penso que por trás disso estão às questões mercadológicas e principalmente ideológicas. Existe a literatura de resultado que é taxada de baixa e que não se preocupa com a questão estética como a literatura que vem do ambiente acadêmico. Mas existem muitas nuances,  a obra de Lima Barreto, por exemplo, foi considerada baixa literatura, mesmo o escritor  tendo publicado " O triste fim de Policarpo Quaresma" que é considerado pela crítica como o “Don Quixote” da literatura nacional. O tempo se encarregou de colocá-lo em seu devido lugar. Só tempo definirá esses rótulos. Mas eu acredito que a alta literatura é a que permanece e conquista o reconhecimento da sociedade.

E o que você acha dessa divisão? Por quê?

Particularmente não me importo com esses rótulos, considero como alta literatura  aquela em que há uma maior preocupação acadêmica de preservação de valores linguísticos e gramaticais, enquanto a baixa literatura  não tem preocupações estéticas. A chamada baixa literatura no fundo busca o resultado financeiro para o editor ou autor, sem se preocupar com estilo ou forma. Mas no fundo quem decide a questão é sua excelência: O leitor.

Como autor, você consideraria sua obra de alta ou baixa literatura?

Eu considero alta literatura por causa da preocupação estética e por se tratar de uma obra que quando analisada permite levantar questão de interesse da sociedade. O meu livro é fruto de muita pesquisa e amor à literatura. Não é um livro voltado para o “make money”, eu não caio na tentação de explorar certos aspectos da vida de Lima Barreto para atrair um público que levanta bandeira a favor ou contra aspectos como racismo, alcoolismo, loucura, ideologias e tal. O leitor terá a oportunidade de analisar a vida do escritor e tirar suas próprias conclusões de um personagem profundo e contraditório como o homem Afonso.

Por que e como você escolheu ser autor?

Porque a literatura é como uma missão, você sente a necessidade de expressar seus sentimentos e contribuir com a sociedade com um trabalho de amplo alcance. Apesar de ter atuado em algumas peças no teatro amador eu na verdade nunca fiquei à vontade na frente da cena, eu me sinto melhor atuando nos bastidores e deixando a imaginação tomar conta de meu trabalho. Sempre gostei de ser o sujeito oculto em todas as s formas de arte eu me sinto gratificado em ver o que escrevo eles ganhar vida independente de mim. Para mim, ser autor é brincar de Deus.

Quais são os maiores desafios da profissão?

Eu ainda não encaro a arte como profissão, escrevo nas poucas horas vagas e tenho a liberdade de não fazer concessões. Escrevo com liberdade e de acordo com meus ideais. Mas ao mesmo tempo tenho a clareza de entender que todo artista deve ser remunerado para que possa produzir um trabalho sem ter que se vender ou mesmo prostituir.O leitor ou amantes das artes nunca pararam para analisar que o que reduz e rebaixa a arte é a pirataria e falta de apoio a quem produz. Quando você deixa de remunerar o artista, baixando músicas grátis, livros etc.o mercado acaba tomado por aqueles que não têm nenhum compromisso com a arte. Não sou a favor de bolsas, concessões ou mecenatos eu acho que o artista deve receber do consumidor, que por sua vez deve ajudar a preservar o mercado para ter uma arte de qualidade. Só assim a arte de verdade sobreviverá.

Qual é a contribuição do seu livro para os leitores e para a sociedade?

 

Eu penso que meu livro permitirá ao leitor conhecer um homem que de fato amou a literatura e fez de sua vida uma missão em busca desse reconhecimento. E através desse personagem que viveu e morreu pelas letras podemos tirar muitas lições. Os leitores farão uma viagem no tempo e poderão constatar que o Brasil pouco mudou de lá pra cá. Para a sociedade fica uma obra que tem aspectos importantes na formação de nossa sociedade e que tem como pano de fundo um belo retrato do fim da escravidão, monarquia e a república com suas contradições. O livro tem uma relevância histórica para a sociedade

Você já tem outras obras em andamento?

Sim, pretendo encenar a peça que deu origem ao livro. Tenho um musical sobre a obra de Bob Dylan que também pretendo encenar e um livro para o qual venho pesquisando por muito tempo. Ainda no campo da literatura onde realmente eu me encontrei e pretendo me especializar, eu tenho quase finalizado um livro que fará parte de uma trilogia voltada para universo religioso, mas com visão histórica e humana. O primeiro livro conta o encontro de Maria, mãe de Jesus com o evangelista Lucas que precisaria mais tempo para explicar, portanto conto em outra oportunidade. Para finalizar essa tarefa vou precisar do apoio de uma editora que me permita dedicar com mais tempo ao trabalho literário. Ainda não consigo dedicação integral, escrevo com muito sacrifício pessoal, mas me sinto feliz.

SIGA-ME

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

© 2023 por ED PAES  criado com Wix.com