top of page
  • Ed Paes

Erasmo Carlos além do horizonte


O Brasil perde um dos seus gigantes da música popular


É preciso saber viver e reconhecer que o verdadeiro artista é aquele que o povo conhece a sua obra. Ao lado de Roberto Carlos seu grande parceiro, Erasmo Carlos escreveu canções definitivas no cancioneiro popular. Erasmo não morreu! Assim como seu grande ídolo Elvis Presley, o “gigante gentil” não morrerá enquanto suas canções forem cantadas pelo povo.

Roberto Carlos sempre reconheceu a importância da parceria e de seu amigo de fé, irmão, camarada, ambos produziram canções definitivas. Roberto Carlos sempre protagonizou o trabalho da dupla principalmente na produção romântica. Erasmo gravou as canções mais roqueiras como; “Festa de Arromba” “Minha fama de mau”, “Vem quente que eu estou fervendo. Mas soube transformar em sucesso canções românticas como “Gatinha manhosa”, “Mulher”, “Mesmo que seja eu”, “Minha superstar”. Sucessos populares que marcaram seu trabalho.


O mais importante é que a parceria de Erasmo com Roberto só tem paralelo na de John Lennon e Paul McCartney, que produziram inúmeros sucesso. Além dos trabalhos com Roberto Carlos, o “Tremendão” escreveu canções com Nelson Mota, Nando Reis, Arnaldo Antunes entre outros.

Além de ótimo compositor, Erasmos mostrou na canção “Sentado à beira do caminho”, uma das mais belas da dupla, Roberto e Erasmos, que é também um otimo intérprete.


Nesse mundo de grandes mudanças, onde muita coisa produzida pela indústria do disco inundou o mercado com coisas descartáveis, a obra de Erasmo e Roberto vai ficar para sempre.


A cada dia que ouço me surpreendo com a qualidade e beleza das canções. Erasmo lutou com muitos fantasmas em sua vida, entre eles as drogas e o álcool, mas no final ficou um saldo altamente positivo.


A obra de Erasmo Carlos vai além do horizonte.


Ed Paes (Escritor, autor dos livros "Bob Dylan é Outros", "Bob Dylan e a MPB" e "Maria - Mãe e Jesus Cristo" entre outros )
1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page