• Ed Paes

VOLTA AO MUNDO EM 80 DYLAN

Num dia como hoje, 24 de Maio, em 1941, nascia Robert Allen Zimmerman, que teve a proeza de inventar o maior compositor do mundo; Bob Dylan. O homem conhecido pelo nome Bob Dylan completa 80 anos. Entre todos os Dylan, o que guardo em minha memória de fã é o Dylan da “Rolling Thunder Revue” e do show “Hard Rain” com a The Band. A excursão cigana, “Rolling Thunder”, que ele montou e viajou a América fazendo shows em diversas cidades. Com ele estavam Joan Baez, Roger McGuinn, T-Bone Burnett, Scarlet Rivera e muitos outros.


O visual da excursão, a (des)organização, uma mistura de energia, anarquia e ordem, com um som inigualável de rebeldia e amor a arte, a música e a poesia. Bob Dylan em seu melhor momento, cantando Folk, Folk-Rock, Protest songs, love songs e todo seu repertório mítico.

Todos os 80 Dylan são relevantes, são importantes, o Dylan Folk com imagem de menino de coral, o Dylan Folk-Rock com sua guitarra incendiária, o Dylan do Rock com sua psicodelia Beat, o Dylan country com voz de crooner , o introspectivo dos Baseament tapes, o profeta de Cristo que enfrentou as tempestades dos anos 80 e o Jokerman cheio de fúria e misticismo.


O Poeta ligado de “Time out mind”, que como poucos cantou o existencialismo e novos tempos. O poeta premiado, o escritor de canções do Prêmio Nobel e todos os prêmios relevantes do mundo. Como a "Never Ending" a sua turnê sem fim, sua vida será longa. Não preciso poupar elogios, agradecimentos e sorrir com a benção de conviver com Dylan em seu tempo. Mas vou precisar das palavras para quando ele completar 90, 100 e quem sabe quanto tempo ?.


Para mim Bob Dylan pode ser resumido da seguinte forma: "Forever Young" . E ele vai rolar por muito tempo em nosso mundo e eternamente em nossa mente.


Leia meu livro: BOB DYLAN É OUTROS a venda no www.clubedeautores.com




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo